terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Os 2 novos Reis

Em algum momento dos ultimos 4 anos, fábricas chinesas começaram a fabricar portáteis próprios que emulavam grandes sucessos. Os primeiros, rodavam o famoso e querido Nintendo, o que era fácil, seu processador era simples, seus controles fáceis de emular.

Depois de um tempo, surgiu o Dingoo. Este meus caros, foi chamado pelos fãs, inúmeros, apaixonados pelo pequeno aparelho, fizeram todo um suporte enorme, e criaram toda uma documentação, e inclusive uma versão do Linux, o Dingux, que melhorava enormemente a qualidade da emulação.
o quadradão ainda é muito querido pelos Fãs




Rolaram muitos concorrentes para o mercado dominado pelo pequeno Dingoo, várias versões, várias fabricantes, são tantos que eu perderia algumas horas pra escrever isso, que nem é o ponto.

O mercado mudou, os smartphones começaram a dominar o mercado de portáteis, fazendo até mesmo a Nintendo e Sony tremerem ( a Sony até fez algo do tipo smartphone+game), e a evolução mais relevante foi a criação de um sistema operacional aberto para celulares.

Linux ? Não, um herdeiro, o Android.

Olha quanta coisa ele faz!

O assunto Android tem que ser debatido e escrito em separado, mas para que se faça entender: imagine um sistema com milhares de desenvolvedores, com uma documentação muito completa fornecida pela gigante Google, e que roda em qualquer processador (quase todo...).

É claro que desde sempre rolou app de Emuladores, e não demorou para isso ser trazido para os games, pedra inclusive já cantada por este que vos escreve.

Os três grandes aparelhos apresentados a seguir rodam Android, são touch screen, e emulam alem de rodar bem os grande jogos de Android. Apresento-lhes os novos Reis.


Yinlips G18
Igual o Vita né?

Não legenda burra, é muito melhor (sério, eu acho...) o case, a parte de "prastico" é igual ao Vita, mas ele tem uma máquina interessante. Um processador ARM Cortex A9 (não é A10, isso é bullshit) e 512 de Ram, com 4 giga de capacidade, com cartão de memória de até 32 gb.

Foi o primeiro com relativo sucesso, e hoje é o mais popular. Roda de tudo para Android, e tem como diferencial sua tela maior, e câmera frontal. Se comparar com o pobre Dingoo, ele chora, o Yinlips roda fácil Playstation e N64, e apesar de algumas críticas com essas emulações, ele já tem atualizações próprias.

JXD S601
Tá de brinks? outro Vita clone?

Só pode ser a mesma forma... mas é show de bola esse JXD S601, fabricada pela já conhecida empresa, de vários sucessos como o iGame, ele tem algumas diferenças com o primo Yinlips. Sua tela um pouco menor, mais sensível, sem a camera dianteira, mas botões de melhor resposta. A máquina é igual, um ARM Cortex A9 rodando a 1.200 Mhz e 512 de Ram (rola aumentar...um dia eu posto isso) e 4 gb de memória interna. Roda tudo o que o amigo acima roda, mas ele faz melhor, segundo alguns testes e reviews (vou fazer eu mesmo o teste, só to esperando chegar o meu). 





Agora a parte importante, quanto custa uma belezinha dessas?


Barato... acreditem. O Yinlips tá na faixa de U$ 140 ( ou 140 obamas ) e o JXD S601 por menos, coisa de U$ 100 ( 100 obamas, paguei 79 doletas no meu...).

Mais frete ? NOT ! Free shipping meus amigos, vai manda da China, pra sua casa, dí grátis ! Pode rolar uma taxação, dentro da lei, o governo pode te roubar  taxar em até 60% em cima do valor do produto, e esse valor é somente conhecido por algum guru que vive na alfândega, porque quando ele está de mau humor, Deus do céu... a pica é grande e grossa.

A maioria dos relatos de quem foi taxado dizem que foi em torno de 130 reais... mas ainda sim vale a pena.

Em breve, vou fazer um tutorial sobre como comprar um desses, qualquer dúvida meus queridos leitos, poste aqui beleza ?

2 comentários: