Os testes foram feitos nas versões mais populares do Chrome do Google, o Internet Explorer da Microsoft, o Mozilla Firefox e o Opera que assumiu de vez a posição do Quarto colocado.
Acid3 ( do Baixaki )
Este teste foca em tecnologias DOM (Document Object Model) e JavaScript, cada vez mais utilizadas por desenvolvedores web. Quanto mais alta a pontuação, mais as chances de o navegador abrir páginas com recursos avançados sem travamentos. O IE 9 registrou 95 pontos. Ele perde para Chrome e Opera (ambos com 100) e Firefox 4 RC (97), mas está à frente do Firefox 3 (94) e muito à frente do IE 8 (20). Ou seja, a evolução está clara e o IE se aproxima da concorrência.
Inicialização
Colocamos o Baixaki como página inicial de todos os navegadores e contamos o tempo de demora para abrir o carregador com a página completa. A inicialização fria do IE — ou seja, a primeira, logo após o boot — levou 11 segundos, apenas perdendo para Firefox 4 e Chrome 10, com 10 segundos.
Minha opinião: Boot rápido sempre foi com o Google Chrome, e o IE sempre foi péssimo nessa função. A versão 9 ficou veloz no boot, e com opções inteligentes depois de sua inicialização.
Uso de memória
Abrimos cinco páginas simultaneamente e utilizamos o Gerenciador de tarefas do Windows para observar o consumo de memória dos navegadores. Vale ressaltar que este tipo de teste é relativo, e os resultados dependem bastante dos hábitos do usuário.
O Internet Explorer, assim como o Chrome, utiliza mais de um processo. Para as cinco abas, foram criados três processos que, juntos, consumiram 149 MB de memória.
O IE 9 consome mais memória que Firefox 3, Chrome 10 e Chrome 11, mas consome menos do que Firefox 4 e Opera. Comparado ao IE 8, há uma melhora considerável. O navegador que menos utilizou memória foi o Firefox 3, com apenas 81 MB. Chrome 10 e 11 registraram, respectivamente, 133 e 131 MB. Firefox 4 registrou 263 MB.
Fonte da Imagem: Baixaki
Em termos de CPU, o IE 9 utiliza pouco em tarefas cotidianas. Com cinco abas abertas, o máximo atingido foi 5%. Com mais uma aberta com um vídeo do YouTube, a média aumentou um pouco, passando algumas vezes de 20%, mas logo voltando a menos de 10%.
Ou seja, o Internet Explorer, antes da versão 9, estava muito atrás dos concorrentes. Agora, a briga está mais acirrada, e o navegador da Microsoft está em melhores condições na briga. Não é melhor em todos os testes, mas a aproximação é clara.
Minha opinião: Aqui acho que o Baixaki errou... os meus testes apontam o Firefox como maior consumidor de memória, até na versão 3.6, e o Chrome também é um grande usuário de memória, por causa da maneira que o mesmo trabalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário