terça-feira, 17 de julho de 2012

Os melhores clássicos da literatura mundial

Aqui vai a minha lista pessoal, dos melhores clássicos da literatura mundial.



Lolita - Vladimir Nabokov -  ???
Nobokov é fantástico, Russo de origem, viveu na França, USA, e Suiça, então não sei se devo realmente colocar Lolita como um livro russo, ou francês. Deixando isso de lado, o livro conta a história de um homem mais velho que se apaixona por uma menina de 12 anos. Alguns chamam de erótico, mas não leia se é isso que está esperando. Desesperador, triste, revoltante, como uma boa ficção tem que ser.

A revolução dos bichos - George Orwell - Inglaterra
Esse livro mudou muito minha opinião sobre política, principalmente sobre comunismo. Na história, Orwell tece sua crítica usando uma fazenda onde os porcos aprendem a falar, e revoltam toda a fazenda, e expulsam seus donos, depois criam um regime onde os animais teriam benefícios antes não vistos. No fim, homens e porcos são todos iguais.



Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Marquez - Colômbia
Garcia Marquez é um dos melhores escritores de toda a América Latina, e Cem anos de solidão é sua melhor obra na minha opinião. Gosto de pensar que é "Guerra e Paz" Latina, mas é muito superior a isso. A história explora o cotidiano através dos anos da família Buendia, e passa entre as maluquices de homens esquisitos, até fatos realmente irreais, mas que dentro do contexto do livro, o torna ainda mais interessante.

Dom Quixote - Miguel de Cervantes - Espanha
Acredito que Dom Quixote na verdade seja somente uma paródia bem humorada, mas há muito o que se aprender com o livro. Quixote parece ser louco, mas sua inocência o leva a situações hilárias, enquanto Sancho tenta trazer seu amigo de volta a realidade.

A metamorfose - Franz Kafka - Alemanha
Um grande contaminante da mente de novos acadêmicos, esqueça o que dizem a respeito, e corra atrás de ler e ter sua opinião pessoal sobre a obra, que na verdade, age somente no forro íntimo pessoal. A história de começo é bem simples, Gregor, acorda um dia transformado em uma barata.

Moby Dick - Herman Melville - USA
Um livro com uma pegada realística, apesar do absurdo do capitão louco, atrás de uma baleia gigante, um misto de admiração, com vingança. Um lance bem maluco, mas mesmo assim, o leitor fica sem fôlego enquanto Ismael corre trás da baleia. O cara que escreveu o livro, é Tio Avô do DJ Moby.

As mil e uma noites - Autor desconhecido - Oriente Médio
Sherazaade, a linda prisioneira do Sultão, o distrai todas as noites com histórias que variam do infantil ao erótico. O livro na verdade, é uma grande enganação, escritores diversos escreveram os relatos de Sherazaade, e um mais esperto, juntou tudo em um livro só. Acha-se fácil em sebos, mas é comum encontrar em português antigo.



Madame Bovary - Gustave Flaubert - França
Erroneamente chamada de literatura erótica, mas Madame Bovary é muito maior que isso. Nela a história de uma senhora entediada (alguns dizem infeliz) com seu casamento que começa a trair e a consumir de maneira desenfreada.

O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas - França
Quando a sorte parece mudar para um jovem francês, a traição arranca tudo que lhe é valioso. Dumas escreveu muito, mas de longe, o Conde de Monte Cristo é o melhor. É realmente difícil achar o texto original, que é dividido em dois livros. Pode-se encontrar até mesmo uma versão feita por Paulo Coelho.

Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski - Rússia
A culpa perturba um jovem estudante, que comete um homicídio. Um dos  livros mais perturbadores já escrito, principalmente por se tratar de uma ficção possível.

Guerra e paz - Leon Tolstói - Rússia
Um longo, e enorme livro, que conta a saga de duas famílias russas na época das guerras napoleônicas. É muito longo realmente, mas é bom.

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde - Inglaterra
Dorian Gray é um babaca, que depois de ver um belo quadro de sua imagem, decide vender sua alma para continuar belo. Viu ? Estava certo quanto a ele ser um babaca, mas o livro é realmente interessante, e Oscar Wilde é um escritor fantástico te prendendo mesmo com um protagonista tão imbecil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário