quinta-feira, 21 de junho de 2012

Rode a partir de um Pendrive o Google Chrome OS

A dois anos atrás, o Google anunciou seu novo Sistema Operacional, que seria lançado em pouco tempo. Integrando seu navegador em todas as funções do desktop, o Google Chrome OS deveria ser um sistema operacional on line.



Devido aos atrasos, falta de notícias, abertura para desenvolvimento, e até utilidade, o Chrome OS nunca funcionou de verdade. Veja bem, o Android hoje anda passeando pelas desktops, e se mostra muito mais útil, principalmente no quesito trabalho off line.

De qualquer maneira, a ideia do Chrome OS podia ser boa... a Samsung ainda lançou dois Chromebooks, um notebook com o sistema Chrome OS, só que custava uma faca no peito e um rim, e nunca ví ninguém usando.



Mas há algum tempo, um hacker chamado Hexxeh fez uma versão bootavel do Chrome OS que roda a partir de qualquer Pendrive. Isso sim que a Google deveria investir. Imaginem um Pendrive bootável que vc pudesse gravar suas coisas, e usar seu computador em qualquer lugar do mundo ?

Para não passar vontade, pegue aqui o link do site do Hexxeh :

http://chromeos.hexxeh.net/

Mas como usar o tal do Chrome OS ?

Aqui ele é chamado de Chromium OS, Chromium pra quem não sabe, é o nome da beta do Chrome. Baixe a imagem no site, ela tem pouco mais de 200 mb, numa internet boa, menos de 30 minutos.



Com a imagem já descompactada, procure um programa chamado : Win32 Disk Manager, tem lá no Superdownloads. Se você não sabe fazer isso, pare agora de ler o texto, porque se tentar, vai dar caca.

Depois, pegue qualquer pendrive furebinha de 2gb que vc não esteja mais usando, coloque na máquina, abra o programa, e indique o pendrive e clique em write. Espere que ele termine, e pronto!

É claro que vc terá que pedir que o boot comece pelo USB Drive, mas essa é a parte mais fácil.

Enfim, vc agora pode usar o Chromium OS.


Se sua máquina tem um bom hardware, procure pela versão Lime, se não, vá de Vanilla mesmo ok ? Dúvidas serão respondidas nos comentários, ou no grupo do facebook Android Players.



Nenhum comentário:

Postar um comentário