quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Software: Navegadores (Browser)

Aqui um pequeno resumo de alguns dos mais famosos navegadores do mercado. Antes de tudo, a definição de navegador é: um programa para poder navegar na rede, tanto interna com seus dispositivos, quanto a internet propriamente dita.

Netscape : Dominou a internet nos anos 90, se tornou padrão e fez a Microsoft correr atrás de fazer um concorrente a altura. Não se pode dizer que era bom, porque era o que se tinha para trabalhar. Hoje em dia, em suas novas versões, apresenta um funcionamento seguro, com baixa exigência de memória do computador. Vale a pena baixar pela curiosidade.



Safari: Navegador padrão dos Macs, e dos aparelhos com iOS. Rápido, prático, bonito e funcional, como tudo que foi desenvolvido sob a batuta do mestre Jobs. Hoje em dia tem versão para Windows, e tem seu público bem fiel.


Avant Browser : Sucesso depois dos anos 2000, o Avant Browser é baseado no Internet Explorer, mas fez muito mais bonito que o mesmo. Várias idéias como navegação em abas, e gerenciamento de downloads vieram de suas primeiras versões. 

Comodo Dragon : Baseado no Google Chrome, só que mais parrudo e seguro. Vai ver qualquer coisa que não é segura ? Use o Dragon, que ele dá conta do recado.


Mozilla Firefox : Depois do domínio quase completo do Internet Explorer, o Firefox surgiu como alternativa mais rápida, segura e inteligente. Atualmente, é o navegador com maior número de complementos, mas tem sofrido com o uso demasiado de memória Ram. 


Opera : Nova via no mercado, o Opera nasceu para Smartphones e celulares que rodavam Java. Muito veloz, alguns testes o colocam em primeiro lugar. Totalmente personalizável, possibilita uma navegação muito pessoal.



Internet Explorer : Vem junto com o Windows, já foi acusado de dominar o mercado de maneira ilícita, e falha miserávelmente em segurança e velocidade. Novas versões resolveram os problemas, mas ainda perde para o Chrome, Firefox e Opera. Mas mesmo assim tem sua utilidade. Por ser o mais popular, é o mais e melhor aceito para configurar modens e roteadores. 


Google Chrome : certamente o melhor navegador do mercado. Vem com tudo pronto, quase nada precisa ser instalado nele, é super seguro, tem ótimos complementos, uma web store, um enorme serviço para quem tem gmail, youtube e outros do Google, funciona como sistema operacional, e leitor de PDF. De longe, o mais rápido e seguro, chegando a ser testado em competições hackers bancadas pelo Google. 



Esses são os navegadores mais importantes do mercado, que não deve mudar por enquanto, a menso que o Facebook lance um S.O ou Browser.







Nenhum comentário:

Postar um comentário